Por mais estranho que possa parecer, nem sempre o produto mais vendido é aquele que está mais barato. Prova disso é o que anda acontecendo há um bom tempo com as vendas de XBOX 360 e do Playstation 3. A Sony iniciou uma campanha de redução de custos logo após os eventos que tiraram a Playstation Nertwork do ar por quase dois meses, devido a um ataque sofrido por hackers. Vendo as suas vendas caírem e, o pior de tudo, a do seu concorrente direto XBOX 360 aumentarem, foi preciso tomar essa iniciativa. A solução adotada pela Sony em reduzir o preço do seu console e de alguns jogos da sua loja virtual, segundo os resultados de uma recente pesquisa, não apresentaram os resultados esperados.
Mesmo com um corte de cerca de US$ 50 em todas as versões de aparelhos do Playstation 3 as suas vendas não aumentaram. Sendo feita uma comparação com as versões dos consoles do XBOX 360, onde, por exemplo, o PS3 com HD de 160 GB custa atualmente US$ 250 e o seu concorrente direto do console da Microsoft com HD de 250 GB custa US$ 300, os números de vendas apresentam uma vantagem significativa para a empresa de Bill Gates. Mesmo custando mais caro, o XBOX 360 vende cerca de 12.000 consoles a mais por semana que o Playstation 3, segundo a NPD Group, uma das empresas de pesquisa de mercado mais importantes do mundo.
Não é possível afirmar os motivos que levam o XBOX 360 a vender mais que os seus concorrentes. Pode-se especular que são os seus jogos exclusivos, como Forza 4 e Gears of War 3, a sua rede XBOX Live, o Kinect ou até mesmo uma melhor campanha de marketing.
Pensando no cenário brasileiro, a Microsoft foi a única empresa dentre as grandes, juntamente com a Sony e Nintendo, que lançou oficialmente o seu console no Brasil. Para melhorar ainda mais a sua imagem no país, é a única que começou a produzir os consoles e a prensar os jogos por aqui. Parabéns a Microsoft por acreditar no nosso mercado.
Que essa iniciativa sirva de exemplo para a Sony e Nintendo. Já que eles querem aumentar as suas vendas, porque não tomar a iniciativa de produzir seus equipamentos e jogos em solo brasileiro para poder diminuir ainda o valor do produto final.
Fonte: NPD Group
0 comentários:
Postar um comentário
Todos os comentários anônimos serão moderados.